Além do Físico

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia"

Pesquisar





Será que vocês estão tão cansados - seja fisica ou mentalmente - quanto eu? Nada melhor pra relaxar nesse fim de semana do que assistindo filmes de magia, bruxaria e paganismo que realmente mostrem esses temas. Confira as minhas dicas (com notas de acordo com a minha impressão como bruxo praticante).

Jovens Bruxas - 1996


Gênero: Fantasia/Suspense
Fidelidade na apresentação da bruxaria: 10 (no começo do filme), 7 no restante

Enredo análise geral: 9,5

Esse filme conta a história de Sarah (Robin Tunney), uma adolescente que se muda para Los Angeles e conhece três garotas bruxas num colégio católico. Elas convencem Sarah a entrar para o círculo, pois era o elemento que faltava para fechá-lo. Sarah descobre que tem poderes de uma bruxa nata, assim como sua falecida mãe. Começam a fazer magia sem pensar nas consequencias e logo seus feitiços tomam proporções assustadoras.
No começo, os seus pequenos rituais e magias são bem próximos à realidade - com athame, invocação aos elementos, ao contato com a natureza, livro das sombras, velas e etc. Mas depois, como qualquer filme, os efeitos especiais se tornam mais importantes do que a história, e a magia vira uma coisa titânica. Mas é um filme muito legal, que ainda de quebra dá uma lição importante relativa à Lei Tríplice. 1 hora e meia de duração.

As Brumas de Avalon - 2001

Gênero: Épico medieval
Fidelidade na apresentação do paganismo: 10!
Fidelidade na apresentação da magia: 9,5
Enredo e análise geral: 10!


Baseado na lenda arturiana recontada por Marion Zimmer Bradley, o filme conta a história de Artur e Morgana, irmãos, amantes e inimigos, enredados numa trama de magia, lutas, religião e poder. O paganismo está entrando em decadência, combatido pelo cristianismo. A Grã-Bretanha precisa de um rei que una cristãos e pagãos em harmonia, e a magia de Avalon entra em ação para coroar Artur.
É muito interessante como o filme mostra o paganismo, bem fiel à realidade, com os ritos de Beltane, a Deusa como mediadora das forças da natureza, a sacralidade dos animais, pedras e elementos. Tem algumas cenas de magia na corte, com uma magia mais próxima da realidade e uns efeitos mais grandiosos na ilha de Avalon. Vale muito a pena assistir a esse filme, ainda mais se você já leu ou pretender ler os livros. As 3 horas de filme passam voando.
Com a grande Angelica Huston no papel de Viviane, a Dama do Lago.

The Wicker Man - 1973


Gênero: Suspense
Fidelidade na apresentação do paganismo: 9,25

Enredo e análise geral: 9,0

Essa a versão original do filme que teria sua refilmagem estrelada por Nicolas Cage em 2006. Um policial escocês investiga o desaparecimento de uma menina em uma estranha e isolada ilha chamada Summerisle. Católico fervoroso, fica estupefato com os costumes claramente pagãos da ilha: ritos de Beltane com direito à dança em volta do Mastro de Maio, sexo no campo, ritos femininos de fertilidade, sortilégios de cura, sacrifícios agrícolas, deuses pastoris e fantasias de animais. A trama vai evoluindo ao longo do filme, num clima tenso e intrigante até que o policial descobre que não estava na ilha por acaso...
O filme é mais denso que os outros, bem verossímel no que apresenta, lembrando que mostra uma das vertentes do paganismo antigo, sem nenhuma relação com wicca ou bruxaria moderna. 1 hora e meia de duração.

The Wicker Man (2006) ou O Sacrifício


Gênero: Suspense
Fidelidade na apresentação do paganismo: 7

Enredo e análise geral: 8

Um remake do filme com Nicolas Cage no papel principal e ainda mais suspense na trama. Nessa versão o paganismo está bem menos explícito, e a ilha é dominada pelas mulheres, numa sociedade matrifocal extremamente hierarquizada. Após presenciar um trágico acidente diante do qual nada pôde fazer, o policial Edward Malus fica abalado psicologicamente. Recebe então uma carta de sua ex-noiva, que o abandonara anos atrás sem explicações. Ela pede ajuda: sua filhinha, Rowan, desapareceu em Summerisle, uma ilha isolada na costa do estado americano do Maine. Lá ele se vê cercado por uma série de estranhos eventos, que vão se tornando cada vez mais grotescos à medida que avançam os preparativos para a festa anual da colheita promovida pela comunidade. 1 hora e 40 de duração.

 Da Magia à Sedução (1998)


Gênero: Romance
Fidelidade na apresentação da bruxaria: 8,5

Enredo e análise geral: 9,5

Esse muita gente já deve ter assistido, um filme muito divertido com Sandra Bullock e Nicole Kidman, duas irmãs bruxas que moram com as tias. Sally (Sandra Bullock) tenta ao máximo viver uma vida normal, mesmo sendo muito talentosa com a magia. Ela se apaixona, tem duas filhas e vive feliz, até que um dia, por causa do feitiço jogado por sua acestral, seu marido morre tragicamente, à deixando viúva. Sua irmã Gillian (Nicole Kidman), não tem sorte com os homens. Perseguida por um namorado psicótico e abusivo, ela acidentalmente o mata e logo depois faz um feitiço para ressucitá-lo, que dá errado. Então tudo foge ao controle e até as mulheres mais desconfiadas da cidade largam o preconceito para ajudá-las a banir o espírito. Enquanto isso, Sally se apaixona por um policial designado para investigar a morte do namorado da irmã, mas luta contra o sentimento por achar que o amor dele é resultado de um feitiço. Um filme muito gostoso, que mostra o aspecto hereditário da bruxaria e a relação íntima das bruxas com as ervas, o cuidado com o que se pede em um feitiço e os contratempos que um espírito agourento pode causar. 1 hora e 40.

A Bruxa do Bem (2008)



Gênero: Infantil
Fidelidade na apresentação da magia: 9,5
Enredo e análise geral: 7,75


Esse também já passou na sessão da tarde algumas vezes. O enredo é bobinho, a magia é mostrada de forma muito sutil, sem extrapolar. Uma misteriosa mulher, Cassandra Nightingale, chega a cidade e começa a habitar a mansão assombrada do local fazendo todos imaginarem que ela é a “dama de cinza”, uma bruxa que morava antigamente na mesma mansão. Ela abre uma loja onde vende ervas, florais, essências, velas, cristais e outros artigos esotéricos. A mulher do prefeito reúne as outras mulheres da cidade para fechar a loja, que causaria uma má impressão na cidade.
Aos poucos Cassie conquista a confiança dos cidadãos, e apaixona-se pelo policial que a ajuda em sua causa.
Como eu disse, a magia é bem disfarçada. Cassie amança um cão feroz com o olhar, espanta os pesadelos de uma garotinha, incita confiança em um garoto dando-lhe um cristal, etc. 1 hora e meia de duração.

Tem outros filmes também que são muito indicados, mas que eu pessoalmente não assisti, e portanto não posso opinar, são: O Feitiço de Áquila; O Labirinto do Fauno; As Bruxas de Eastwick; Avatar (eu assisti, mas acho que o paganismo, embora presente, não é suficiente para entrar na lista e é totaltmente fictício); O Código da Vinci (já assisti, são pouquíssimas referências pagãs, mas excelente no enredo) A Lenda de Grendel; Chocolate, Excalibur etc. E sempre tem aqueles de terror com invocação de espíritos, bruxas satânicas e similares. Nunca retratam a magia de modo verossímel, mas é bom pra entretenimento.

Se alguém souber de outros filmes que tratem de magia, paganismo ou bruxaria, escrevam nos comentários (nos mesmos moldes que eu fiz com os filmes acima) e eu incluo na lista.


2 comentários:

muitooooo boa a dica!!!
Aproveitando Feliz dia das Bruxas pra vc!!!!
Q a grande mãe o proteja sempre^^

Adorei as dicas, muito obrigado Hudson ^^
Sou um bruxo tradicional e adoro filmes que contam um pouco das lendas e historias pagãs que jamais serão esquecidas por nós bruxos e bruxas.
Se puder me notificar caso haja mais posts relacionados agradeço.
Vicktormendes@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Advertência

O uso das técnicas, rituais e conhecimentos adquiridos no Além do Físico é de responsabilidade única e exclusivamente sua, caro leitor. Não me responsabilizo, em nenhum nível, pela má utilização de tais ferramentas mágicas e espirituais.

Quem sou eu

Minha foto
Faço Psicologia na USP, tenho 22 anos, sou bruxo, magista e médium, sempre em busca das verdades espirituais. Encontro prazer imenso na leitura, que nos possibilita viajar através de dimensões, espaço e tempo num folhear de páginas.

Postagens populares

Seguidores

Visitas

Qual a sua relação com o Mundo Não-Físico?

Google Analytics Alternative