Além do Físico

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia"

Pesquisar





Tô gostando de ver o pessoal saindo do "ármario de vassouras", comentando e pedindo dicas. Continuem assim, porque desse modo posso escrever sobre o que vocês realmente querem saber e eu não fico que nem louco pensando no próximo post! Em resposta à Gabii Cardoso Chevalier, falarei sobre o diário mágico.

Existem dois ou três livros que todo bruxo ou ocultista tem, ou deveria ter. São eles: o Diário Mágico Pessoal, o Livro das Sombras e o Grimório. Cada um serve a um propósito específico, mas tem quem junte os três em um só.
O Diário Mágico é um registro mais informal e subjetivo de todas as suas experiências mágicas, sonhos, pensamentos, reflexões, meditações. É bem próximo de um diário comum e você pode escrever tudo o que julgar pertinente. Não há restrições de cor, tamanho ou papel para o diário mágico. Pode até ser um arquivo digital no computador.
Você poderia escrever como se sente a cada dia e tentar relacionar seus altos e baixos emocionais com as fases da lua ou com os ritmos astrológicos, para quem é ligado em astrologia.
Você vai perceber que quando a lua sai fora de curso, isto é, não está em nenhum signo por algumas horas, sua vida pode se complicar bastante se não tomar cuidado! E que quando a lua está cheia suas reações podem ser bem explosivas.
Muito interessante para as meninas é registrar o seu ciclo menstrual e comparar as impressões que teve em um mês e em outro, talvez estivesse mais sensitiva, ou quem sabe mais melancólica.

Já vi pessoas chamarem o Diário Mágico Pessoal de Livro Espelho, mas esse termo raramente é visto em livros (só vi em "Wicca - Crenças e Práticas", de Gary Cantrell).

O Livro das Sombras é um intermediário entre o Diário Pessoal e o Grimório. Você vai usá-lo em seus rituais, levando-o para o Círculo. Então já é melhor que seja feito por você, se for bom em trabalhos manuais, ou purifícá-lo e consagrá-lo se for comprado.
Geralmente sua capa é preta e traz um pentagrama na capa. As folhas do seu interior devem ser virgens, não seria interessante usar papel reciclado devido à uma carga energética preexistente. Deve ser consagrado com a energia da Terra, pois traz o conhecimento e a inspiração do Ar, em manifestação no plano físico.
Os bruxos modernos costumam usar um tipo de fichário, seguindo as especificações anteriores, mas com a vantagem de ter folhas removíveis e permitir a separação dos registros  por assunto.
Tradicionalmente, o Livro das Sombras era um "livro de receitas" de rituais, feitiços, cânticos e encantamentos que cada bruxo copiava à mão do livro do Alto Sacerdote ou Alta Sacerdotisa. Atualmente, uma grande parcela dos bruxos são solitários e não foram formalmente iniciados. Mas podem e devem manter um Livro das Sombras com os registros de rituais, sonhos com significações mágicas, reações a exercícios, poemas, invocações, experiências de transe e meditação.
No Ocultismo, o Livro das Sombras é muito valorizado no sentido de fornecer um panorama do desenvolvimento mágico do praticante. É usado principalmente para registrar o treinamento e a execução de exercícios de concentração, visualização, experiências astrais, invocações, etc. e quais os resultados obtidos, facilidades e dificuldades. Alesteir Crowley era enfático sobre a importância desse registro, porque um mago pode mentir para os outros e se gabar de grandes feitos, mas não pode mentir para si mesmo.
O Livro das Sombras não deve ser tocado nem mostrado para ninguém, a não ser outro bruxos ou pessoas que você realmente confia. Aliás, nenhum objeto consagrado deveria ser tocado por outra pessoa, pois ela pode estar ligada à egrégoras contrárias às suas e anular a consagração.

O Grimório é um livro mais "científico", segue o padrão dos antigos tratados de magia cerimonial, trazendo nomes e sigilos de anjos, demônios e elementais; invocações em línguas antigas; um catálogo de ervas e suas regências astrológicas; desenhos de pentáculos, etc. É mais usado por magos cerimonias, de fato, na bruxaria quase não se houve falar dele.
Um Grimório pessoal deve trazer registros objetivos de rituais (ou seja, sem impressões pessoais), listas de correspondências mágicas, instruções para a fabricação de instrumentos mágicos, a relação de sigilos e símbolos, nomes de poder... É um livro que destina-se à preservação do conhecimento mágico, sem o interesse pelas experiências pessoais de um bruxo ou mago. É uma enciclopédia, com informações objetivas e diretas.



Para quem está começando e não tem práticas mágicas regulares, opte pelo Diário. Escreva sem restrições, com a regularidade que quiser. Quando consolidar uma rotina de exercícios, pode iniciar então um Livro das Sombras.
Eu fiz o meu Livro das Sombras com "papelão paraná" para a capa, um bloco de folhas de sulfite coladas na lateral com cola, encapei com papel camurça azul escuro e fiz o pentagrama e as cantoneiras com papel laminado. Ficou com um aspecto visual bem atraente. Você pode usar aqueles livros de ata, que são vendidos em papelaria, para começar. Têm capa preta e dura, alguns têm linhas e outros não. Use a sua criatividade!

Exemplos de livros das sombras, desde os mais simples, até os mais elaborados:



15 comentários:

Muitíssimo esclarecedor! muito obrigada...adoro seus posts porque você não simplesmente passa a informação, mas também passa a suas experiencias, o que torna as coisas mais claras...agora que eu sei que você gosta de responder as duvidas dos leitores eu vou perguntar sempre, porque duvidas é o que eu mais tenho..rsrs...Bom, então aqui vai outra...Eu AMO música, sou movida a música, gostaria que você me desse dicas de artistas e de musicas pagas, para que eu possa incluir nos rituais, ou mesmo para meditar, refletir( é muito difícil encontrar (infelizmente) )...se souber de bons artistas (cantores ou instrumental) por favor me responde...bjs

Legal :)

Boa ideia! Logo eu posto sobre músicos pagãos e New Age então!

Boa ideia Gabi, seria ótimo uma lista de artistas relacionado a musica pagã/celta etc.
Com ótimas batidas e significados!
Estamos esperando o post sobre meditação com os deuses Hudson =)

Pessoal, para quem quiser ver uma foto de Hudson, e saber um pouco dos seus gostos, entra no perfil dele no blogspot: http://www.blogger.com/profile/12342260378116900936

ele é super fofo >:<

aiiin que fofo!

Adorei teu blog;... vou ficar por aqui... seguindo =*

Hudson... procurei aqui no blog o link de contato para enviar msg direta para o seu email e não encontrei... então te add ao facebook.. gostaria mto de ter um BOS desse

http://2.bp.blogspot.com/_FzRs6yKuyOA/TQky1VpPM1I/AAAAAAAAAdM/TbBWiv8J7p4/s1600/wgrim1.jpg

se possível um identico hehehe.. mas não encontro ... já fiz várias compras, mas nunca recebi os livros =/ será q vc poderia me ajudar? obrigado lindo =*

Conheço um artesão muito habilidoso que faz grimórios e livros das sombras sob encomenda. O nome dele é Júlio César. Você pode ver o trabalho dele e entrar em contato através dos links:

www.aartedolivro.blogspot.com www.artevoadeira.blogspot.com

Facebook –
http://www.facebook.com/julio.urratouros


Orkut:

www.orkut.com/Profile.aspx?uid=3073317180648283403

Olá Hudson... obrigado querido pela sugestão.. :D já entrei em contato com ele, e vi as fotos do trabalho que ele realiza... realmente fantástico.

mas uma vez... muitíssimo obrigado. :*

Como faço para comprar um desses diarios eu gostei do 6 é muito lindo e eu preciso de um desse.

Entre em contato com o Júlio Cesar, através dos links que deixei ali em cima. Lembrando que não tenho nenhuma parceria ou relação com ele.

Eu ainda não entendo muita coisa, mas gostaria de ir escrevendo o que vou aprendendo durante essa caminhada que se encontra no mais possível início. Devo me disciplinar a escrever todas essas "datas" mesmo sem ainda compreender exatamente o que significam? Digo, não somente superficialmente, mas a fundo. Obrigada!

Oi oi,
Eu tenho uma duvida que me corrói há tempos: Eu posso passar o meu Grimório pra minhas filhas ou netas?

Ótimo artigo! O seu blog deu-me uma ótima impressão; sou fascinado por coisas espirituais. Copiei este artigo para o meu blog citando a fonte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Advertência

O uso das técnicas, rituais e conhecimentos adquiridos no Além do Físico é de responsabilidade única e exclusivamente sua, caro leitor. Não me responsabilizo, em nenhum nível, pela má utilização de tais ferramentas mágicas e espirituais.

Quem sou eu

Minha foto
Faço Psicologia na USP, tenho 22 anos, sou bruxo, magista e médium, sempre em busca das verdades espirituais. Encontro prazer imenso na leitura, que nos possibilita viajar através de dimensões, espaço e tempo num folhear de páginas.

Postagens populares

Seguidores

Visitas

Qual a sua relação com o Mundo Não-Físico?

Google Analytics Alternative