Além do Físico

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia"

Pesquisar





Escrevo este texto em resposta a um leitor, que me indagou sobre a importância do autoconhecimento e como estabelecer contato com a Sombra. Lembrando que podem entrar em contato comigo no link da barra lateral do blog.



O autoconhecimento é a verdadeira busca, em qualquer Ordem, Religião ou Doutrina. É o objetivo da Iniciação. O autoconhecimento leva à compreensão da Verdadeira Vontade, o que viemos fazer aqui na Terra e como vamos fazer isso – e, além disso, o sentido de toda a nossa existência. No Ocultismo, esse processo se dá com o encontro com o SAG (Sagrado Anjo Guardião), quando se diz que o magista ascendeu à Tipheret , que na Bruxaria é conhecido como Self Superior. É uma parte de nós mesmos, mas que independe de tempo, espaço e matéria. Ele está ciente de tudo, de nossas vidas passadas e futuras, da nossa verdadeira missão - por isso ele parece ser uma entidade externa à nossa personalidade, quando na verdade não é. Ele é responsável pela voz interior, muitas vezes ignorada, de nossa intuição.
O autoconhecimento leva-nos à comunicação com nosso Self Superior, e posteriormente, numa identificação com ele, que se dá com a famosa "Iluminação". São todos termos alegóricos para um mesmo processo.
A Sombra é a parte de nosso ser, de nosso Self, que carrega tudo aquilo que nosso ser consciente despreza, teme e não aceita. É também referida como a Mente Profunda. A Sombra é poderosa, pode dominar os fracos, mas engrandecer os fortes. Precisamos estabelecer contato com ela, aceitá-la e incorporá-la em nossa personalidade, para sermos completos e estarmos prontos para o contato com o SAG, ou Self Superior. É um processo extremamente difícil, seja dita a verdade, e isso porque nossa sociedade atual valoriza o Ego, a individualidade e as máscaras (personalidade, do latim, persona = máscara) que adotamos para enfrentar cada situação e ridiculariza ou menospreza o subconsciente e suas fantasias, suas percepções extra-sensoriais. Isso fragmenta a Sombra em muitas partes, reuní-las e reintegrá-las ao nosso Eu não é uma coisa simples.
A grande dificuldade em travar contato com ela são as barreiras subconscientes criadas pela noção de maniqueísmo, ou seja, bem versus mal. Nos é ensinado que somente a Luz pode nos salvar, que devemos ser bons, humildes e submissos. Mas encaremos a realidade, quem pode ser 100% bom sem trabalhar o seu lado sombrio? Essa perigosa doutrina só alimenta a Sombra, criando bloqueios e entraves para o autoconhecimento.
Cada sistema mágico e espiritual tem um método para trabalhar com a Sombra. Eu mesmo só estou começando esse processo. Um dos métodos é o transe, mas deve ser trabalhado em grupo, pois através dele podemos entrar em contato direto com a Sombra, o que pode ser perigoso sem assistência. E trabalhar sozinho também pode nos iludir com falsas percepções ou seres zombeteiros, que só quererm nos atrapalhar e atrasar a nossa evolução. Tenha sempre muito cuidado e discernimento para julgar o que é verdadeiro e o que é falso.

Uma técnica que pode ser feita solitariamente é a do espelho, ensinada no livro Wicca Gardneriana. O processo é o seguinte:

Tome um banho de purificação, faça o relaxamento e ligue-se com os quatro elementos (é a meditação da Árvore da Vida, tem lá no blog). Esse exercício precisa ser feito num quarto escuro. Feche todo o quarto e sente-se no chão. Coloque diante de você um espelho grande. Utilize uma pequena luz indireta, colocada atrás do espelho, de modo que não reflita nele. Você pode usar uma vela. E somente o seu rosto deverá estar refletido no espelho.
Comece olhando para os seus olhos no espelho sem piscar, por 30 ou 40 minutos. Isso requer muito treino. Quando puder olhar seu rosto sem a vista doer, notará mudanças significativas. Seu rosto começará a mudar e vários rostos aparecerão no espelho. Todos eles pertencem a você, estão na sua Mente Profunda, são os rostos das suas sombras.
Faça o exercício todos os dias, durante 21 dias, até que todos os rostos desapareçam e surja o vazio.
Esse exercício estabelece um canal de comunicação com nossa Mente Profunda. Não tenha medo do que porventura possa ver no espelho, caso contrário poderá estabelecer um bloqueio.
(Anote suas impressões no Livro das Sombras ou Diário pessoal).

A meditação com os deuses também pode ajudar aos bruxos e pagãos nesse processo, já que o Deus e a Deusa habitam em nosso interior e nos conhecem melhor do que qualquer um. Em algumas tradições, a Sombra é chamada do lado negro da Deusa e do Deus, para se ter uma noção disso, leia A Carga da Deusa Negra. A descrição da meditação, um tipo de jornada xamânica, é bem longa e preciso esclarecer algumas coisas antes postar. Mas ficaria muito longo para um só texto, então postarei no próximo artigo, até lá!

Para saber mais sobre a Iniciação, o contato com a Sombra e o Self Superior, leia: Wicca Gardneriana, de Mario Martinez e A Dança Cósmica das Feiticeiras, de Starhawk. São dois excelentes livros, que guiam o inciante no desenvolvimento psíquico típico da bruxaria e explicam a teoria do processo.


9 comentários:

Muito obrigado por tira minhas dúvidas e pela indicações de livros.
Estou muito feliz por você ter me ajudado, vc não imagina o quanto me ajudou.
Obrigado Hudson!

Não consigo acha a meditação da Árvore da Vida O.O

Tá nesse link, junto com a técnica de entrar em alfa, que vc tbm deveria aprender pra fazer a meditação com os deuses que eu vou postar depois:

http://www.alemdofisico.blogspot.com.br/2012/02/magia-nos-estudos-5-tecnicas-para-usar.html

Legal!!

Ótimo post, muito difícil encontra um bom blog bom, e com ótima fontes são só dos livros, mas do próprio autor do blog. Diferentes de outros blogs, que copia e cola coisa de outro blog.
Parabéns!

muito legal... parabéns pelo blog, muito completo...eu gostaria de pedir um favor...eu keria começar um diário magico...vc pode colocar dicas no blog?...obrigada e abençoado seja

Hudson, será q vc poderia disponibilizar o livro "A Dança Cósmica das Feiticeiras", pois a versão q rolar na internet está incompleta. Não é quereno tira os créditos do autor, ou algum desse gênero, e sim, pq ele é muito difícil de se encontra nas livrarias e sites. Ele está, praticamente esgotado...
Por favo, caso vc tenha, faça esse favor para nos iniciantes da arte,ajudara vários iniciantes e praticantes.
Mas uma vez, não é querendo desmoralizar, e sim, ajuda todos aqueles q tem interesse de aprender.
Obrigado pela atenção

Infelizmente eu só tenho em PDF a versão incompleta tbm. Tenho o livro impresso em mãos, mas seria uma tarefa hercúlea digitalizar ele sozinho. Tinha um pessoal do orkut, na comunidade de Wicca e Bruxaria que tinha começado um projeto de digitalizar livros, não sei se eles continuaram. Se eu achar posto aqui.

ohhh hudson, por favoo, disponibiliza o livro, escaneia ele e tau, não precisar ser agora.
Nós, ficaremos aguardando o livro, quando vc tiver tempo. Mas por favor, vc sabe o quanto o livro é perfeito =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Advertência

O uso das técnicas, rituais e conhecimentos adquiridos no Além do Físico é de responsabilidade única e exclusivamente sua, caro leitor. Não me responsabilizo, em nenhum nível, pela má utilização de tais ferramentas mágicas e espirituais.

Quem sou eu

Minha foto
Faço Psicologia na USP, tenho 22 anos, sou bruxo, magista e médium, sempre em busca das verdades espirituais. Encontro prazer imenso na leitura, que nos possibilita viajar através de dimensões, espaço e tempo num folhear de páginas.

Postagens populares

Seguidores

Visitas

Qual a sua relação com o Mundo Não-Físico?

Google Analytics Alternative