Além do Físico

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia"

Pesquisar





Aulas recomeçaram, correria... preparativos para o ritual de Imbolc amanhã. Então passo aqui correndo pra deixar esse trecho do livro do Millenium, a Bruxaria Saindo das Sombras.



Imbolc (Candlemas)

Hemisfério Norte (01/02) e Hemisfério Sul (01/08)

Imbolc, Candlemas é a Festa do Fogo ou noite de Brigit.
Candelemas é o nome cristianizado para o festival, praticado ainda na Irlanda pelas congregadas de Santa Brígida. Os nomes pagãos mais antigos eram Imbolc ou Oilmec. Imbolc quer dizer, literalmente, em gaélico, “na barriga” (da Mãe). Significa que no útero de Terra de Mãe, escondido de nossa visão mudana, a semente que foi plantada no solstício (Beltane) nasceu e agora está crescendo e se intelectualizando, é o novo ano que cresce. Oilmec quer dizer “leite de ovelhas”, porque esta é também a estação de amamentação desses animais.
O festival é também conhecido como “O Dia de Brigit”, em honra à grande deusa irlandesa Brigit. E seu santuário, na cidade irlandesa de Kildare, um grupo de 19 sacerdotisas cristãs (nenhum homem é permitido na ordem) mantém uma chama perpétua que queima em honra de Brigit. Brigit é considerada uma deusa do fogo, patrona da poesia, cura e música (especialmente dotes curativos ligados à obstetrícia).
Esse simbolismo triplo é bem expressado nas figuras da Deusa, normalmente com três mulheres a representando. Outra forma do nome Brigit pode ser traduzida como a Noiva, e qualquer mulher próxima a se casar, na Antiguidade de culturas pagãs, era chamada “a noiva” em honra a essa Deusa. A Igreja católica apostólica romana não poderia facilmente transformar a Grande Deusa Irlandesa em um demônio, assim eles
preferiam canonizá-la em vez disso. Assim, a partir de sua canonização, ela seria conhecida como “Santa” Brígida, SANTA protetora dos músicos, poetas e profissionais da medicina. A Igreja cria a fábula de que Brígida seria uma missionária cristã que, por seus conhecimentos, praticou curas na Irlanda, sendo confundida com uma deidade. Não posso afirmar os motivos pelos quais os irlandeses acabaram por crer nessa fábula, mas também chegam a crer que Santa Brígida possa ter sido a ama-de-leite de Jesus, assim,
também não posso crer como Jesus possa ter nascido e passado sua infância na Irlanda. Os rituais de Candlemas envolvem celebrações de despedida do inverno e boas vindas à primavera. O Sol recém nascido que representa o Deus é visto como uma criança pequena que ainda se alimenta de sua Mãe. É época para novos começos. Planejamento para o ano que cresce, assim como obtenção de conhecimentos filosóficos, práticos e técnicos para que nossos objetivos se cumpram. A meu ver, é a melhor época do ano para dedicações e iniciações na arte.
É tradicional em Candlemas acender todas as luzes da casa por alguns minutos à noite, simbolizando assim, o retorno do Sol e do calor à Terra. Esse calor aquece a Terra, ou seja, a Deusa, e proporciona ao longo do período a germinação de sementes. É o Sabbath dedicado à purificação. Deve-se ter muitas velas acesas que representam nossa própria iluminação e inspiração. Imbolc também é conhecido como Oilmec, Lupercalia e Festa de Pã. Algumas bruxas executam o rito chamado “Cama de Noiva”, que consiste na fabricação de uma boneca de palha de milho que representaria a Deusa e é colocada em uma cesta junto a uma espiga de milho que representaria o Deus. A Deusa é tão honrada como a Donzela do Milho e o Deus, como o Pai do Espírito.

Correspondências de Imbolc
Frutas e plantas: Angélica, manjericão, louro, benjoim, urze, mirra e flores amarelas.
Comida típica: Laticínios, creme azedo, comidas condimentadas e encorpadas, pratos com pimenta, curry, cebolas, cebolinha ou alho-poró, pratos com passas e um vinho bem forte.

Ritual para Imbolc


O altar deverá, mais uma vez, voltado para o norte. Não se esqueça de levar para o círculo sua vassoura consagrada. Prepare um amarrado com 13 velas amarelas e coloque no altar. Coloque no altar também um copo com água cristalina, representando a água que se forma com o derretimento da neve com a chegada do Sol e um prato pequeno com cereais (milho, arroz, etc.). Um ramo de pinheiro e uma pinha.
Trace o círculo de forma ritualística e evoque a Deusa e o Deus. Segurando com seu athame, informe ao grupo que:

“Com o sal e o Athame consagrados
Eu consagro o espaço e os convido
Para celebrar conosco neste círculo de Luz
Pelo nome sagrado de Brigit
E sob sua proteção
Está agora iniciado o Sabbath.”

Pouse o athame sobre o altar. Acenda as 13 velas dizendo:

“Mãe toda-poderosa
Eu te ofereço
Este símbolo de fogo e de Luz.”
Acenda o incenso e diga:
“Mãe toda-poderosa
Eu te ofereço
Este símbolo de ar.”

Trace o pentagrama com o athame sobre o prato com os cereais e diga:


“Mãe toda-poderosa
Eu te ofereço
Este símbolo da terra.”
Imerja a lâmina do athame no copo com água e diga:
“Mãe toda-poderosaa
Eu te ofereço
Este símbolo de água.”

Devolva o athame ao altar. Olhando a chama das velas visualize a escuridão do inverno que se ilumina com a luz do Sol que renasce, pegue sua pinha ou ramo de pinheiro e queime no caldeirão dizendo:
(Os membros do Coven podem também queimar pinhas ou papéis com o que queiram banir de suas vidas):

“Assim como este símbolo de inverno
É consumido pelo fogo
Assim é a escuridão
Consumida pela Luz.”

Varra com sua vassoura (sem tocar o solo) tudo o que foi banido (energeticamente) para o sul do seu círculo, desejando que o elemento fogo queime e transmute todo esse material.
Proceda ao Grande Rito. Destrace o círculo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Advertência

O uso das técnicas, rituais e conhecimentos adquiridos no Além do Físico é de responsabilidade única e exclusivamente sua, caro leitor. Não me responsabilizo, em nenhum nível, pela má utilização de tais ferramentas mágicas e espirituais.

Quem sou eu

Minha foto
Faço Psicologia na USP, tenho 22 anos, sou bruxo, magista e médium, sempre em busca das verdades espirituais. Encontro prazer imenso na leitura, que nos possibilita viajar através de dimensões, espaço e tempo num folhear de páginas.

Postagens populares

Seguidores

Visitas

Qual a sua relação com o Mundo Não-Físico?

Google Analytics Alternative