Além do Físico

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia"

Pesquisar





Há um certo tempo tive essa ideia, de reunir os festivais pagãos e suas datas para publicar aqui no blog, era pra ter começado no início de Janeiro, mas só agora eu tive disposição para isso. Em todo início de mês, postarei as celebrações de diversas culturas e religiões pagãs. As fontes sempre serão: Almanaque Wicca 2011 e Livro Mágico da Lua, de D. J. Conway.

Deus romano Janus, ao qual o mês de Janeiro é dedicado.


Janeiro é consagrado ao deus romano Janus, divindade pre-latina considerada deus do Sol e do dia. Janeiro é uma época cheia de possibilidades, mas ainda contém as restrições, lições e resquícios do ano anterior. Por isso é um período adequado para nos livrarmos do velho e ultrapassado, preparando planos e projetos para novas conquistas, mudanças e realizações.

A lua cheia de janeiro é chamada de Lua do Lobo, e também Lua Quieta, Lua da Neve (lembrando que essas denominações vêm de acordo com as influências culturais e climáticas do Hemisfério Norte), Lua Fria, Lua Casta, Lua Distante, Lua do Pequeno Inverno.

1° de janeiro: Dia consagrado ao par divino Zeus e Hera; Festival romano de Strenia, quando se trocavam presentes entre amigos e familiares; Januálias, festas romanas em honra aos deuses Janus e Jana; Celebração das Sete Divindades da Sorte no Japão e da Deusa romana Fortuna em Roma.
2 de janeiro: Nascimento da deusa Inanna, na Antiga Suméria; Celebração das Nornes, deusas do destino.
3 de janeiro: Festival romano em honra a Pax, deusa da paz; Festival Lanaia, da Grécia antiga, em honra a Dioniso, o deus do vinho e da fertilidade.
4 de janeiro: Ritual coreano das Sete Estrelas, em que se pede sorte e prosperidade às divindades da constelação da Ursa Maior, com oferendas de arroz.
5 de janeiro: Festa de Befana na Itália, reminiscência da antiga celebração à deusa Befana, a Anciã, também chamada de La Vecchia ou La Strega. Ritual noturno em honra a Kore, celebrado no Koreion, Alexandria; nascimento do deus chinês da riqueza, Tsai Shen (na verdade, celebrado no quinto dia do primeiro mês do calendário chinês).
6 de janeiro: Dia celta da Deusa Tríplice - Morrígan.
7 de janeiro: Dia da liberdade de cultos; Sekhmet, Ano Novo Egípcio.
8 de janeiro: Ano novo dos Druidas; Festival de Justitia, em honra da deusa romana da justiça.
9 de janeiro: Festa romana de Agonia, dedicada ao deus Janus.
10 de janeiro: Dia de Freya, a Deusa Mãe Nórdica, do amor, da fertilidade e da magia.
11 de janeiro: Dia de Jaturna, divindade das fontes e das águas proféticas e protetora de todos que trabalham na água. Dia de Frigga, deusa nórdica consorte do deus Odin.
12 de janeiro: Besant Panchami, ou Dawat Puja, o Festival de Sarasvati (deusa dos rios, das artes e do conhecimento) na Índia; ou na lua crescente mais próxima. Festival de Compitália, em honra dos Lares, deuses romanos dos lares.
14 de janeiro: Makara Sankranti, celebração hindu com banho no rio Ganges.
16 de janeiro: Festival da Concórdia, deusa romana das relações harmoniosas; festival hindu de Ganesha, deus-elefante, filho da deusa Parvati.
17 de janeiro: Festival celta das Macieiras; Dia de Felicitas, deusa romana da boa sorte e da felicidade; Dia da deusa grega Athena em seu aspecto de guerreira.
18 de janeiro: Teogamia de Hera, festival feminino celebrando todos os aspectos da Deusa. Festival hindu ao deus e à deusa Surya, divindades solares regentes da luz.
19 de janeiro: Lua cheia (2011) às 19:22, no signo de Leão a partir das 20:17.
20 de janeiro: Dia do Orixá Oxóssio, o deus irorubano da mata e dos caçadores.
21 de janeiro: Na Bulgária, o Baba Den, ou Dia da Avó, em honra da deusa Baba Den, ou Baba Yaga. Na China, dia do Deus da Cozinha.
22 de janeiro: Festival das Musas, horando as deusas da poesia, da arte, da música e da dança.
23 de janeiro: Celebração da deusa lunar egípcia Hathor, deusa da beleza, do amor e da arte.
24 de janeiro: Na Hungria, a Bênção da Vela das Mulheres Alegres, cerimônia de purificação honrando a deusa do fogo.
26 de janeiro: Celebração de Cernunnos, o deus celta da vegetação, fertilidade e senhor dos animais.
27 de janeiro: Paganalia, dia da Mãe Terra em Roma; Feriae Sementiva, festival romano em honra às deusas dos grãos e da colheita: Ceres, Deméter, Cibele e Gaia.
28 de janeiro: Dia da deusa Pele, padroeira do Havaí, guardiã do fogo vulcânico.
30 de janeiro: Festival da Paz, dedicado à deusa romana Pax. Celebração das deusas da cura Anceta e Angitia, cujas ervas sagradas e encantamentos curavam as febres e picadas de cobra.
31 de janeiro: Dia consagrado às Valquírias e às Parcas.

1 comentários:

E vamos nos preparar para fevereiro: LAMMAS!!!!
Bençãos Plenas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Advertência

O uso das técnicas, rituais e conhecimentos adquiridos no Além do Físico é de responsabilidade única e exclusivamente sua, caro leitor. Não me responsabilizo, em nenhum nível, pela má utilização de tais ferramentas mágicas e espirituais.

Quem sou eu

Minha foto
Faço Psicologia na USP, tenho 22 anos, sou bruxo, magista e médium, sempre em busca das verdades espirituais. Encontro prazer imenso na leitura, que nos possibilita viajar através de dimensões, espaço e tempo num folhear de páginas.

Postagens populares

Seguidores

Visitas

Qual a sua relação com o Mundo Não-Físico?

Google Analytics Alternative