Além do Físico

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia"

Pesquisar





Na Wicca existe um conjunto de objetos usados para contatar o Sagrado. Estes utensílios são utilizados não só para estabelecermos um altar mas também praticar a Arte Wiccaniana.Muitos dizem que os instrumentos mágicos são úteis no início do nosso treinamento como Bruxos e podem ser descartados com o passar do tempo. Outros dizem que uma pessoa que está iniciando agora no caminho deve usar apenas sua mente e corpo para fazer magia e deixar Instrumentos e objetos mágicos para a prática avançada.
É necessário deixar bem claro que os Instrumentos não são mágicos por si só. As características mágicas de um Instrumento na realidade residem em seu portador. Somos nós que criamos, elevamos e canalizamos a energia para ser direcionada por um Instrumento.
Lembrando que Você é a maior ferramenta mágica dentre todas. São suas intenções e energias que determinam os resultados de qualquer trabalho mágico. Muitos Bruxos nunca usam qualquer tipo de Instrumento, mas sua própria energia pessoal durante os rituais mágicos. Alguns dos rituais mais poderosos podem ser feitos sem que você deixe a poltrona de sua sala. O enfoque, concentração, intenções e desejos residem em seu interior e estas são as verdadeiras ferramentas de um Bruxo.
Conheça os Instrumentos e utensílios mágicos mais comuns encontrados nos altares Wiccanianos e usado pela maioria dos Bruxos e seus simbolismos:



PENTÁCULO
Possui tamanho e o formato de um pires de café com um Pentagrama (estrela de 5 pontas) gravada ou desenhada ao meio. O pentáculo é usado para consagrar ervas, pedras e todas as coisas a serem utilizadas em um ritual.
O pentáculo é um reservatório de energia. À cada ritual, um pouco da poder criado é automaticamente puxado para o pentáculo que posteriormente pode ser usado para sacralizar carregar magicamente um amuleto, talismã ou objeto com energia. Alguns utilizam o pentáculo para guardar o sal que é usado nos rituais e que serve para purificar, limpar e banir.
O pentáculo está ligado à Terra e no altar fica posicionado no ponto cardeal Norte.



ATHAME
É usado para direcionar e manipular energias em um ritual. É com ele que traçamos o Círculo Mágico, consagramos as comidas que são compartilhadas no final das cerimônias, etc.
O athame é nada mais nada menos do que um punhal de lâmina dupla, com o cabo preto. No entanto, hoje muitos Bruxos possuem Athames com diferentes formatos e cores de cabo. Algumas vezes sua lâmina ou cabo são gravados com símbolos mágicos ou o nome do Bruxo escrito em algum alfabeto antigo como o
rúnico. Ele jamais é usado para cortes físicos ou para causar dano a alguém. O athame está ligado ao elemento Ar e no altar fica posicionado no ponto cardeal Leste.



BASTÃO ou VARINHA
O uso do bastão é semelhante ao do athame e pode ser utilizado para as mesmas funções.
O bastão é feito com um galho de árvore ou com um cano de cobre ou bronze com uma ponta de cristal em uma das extremidades. Geralmente o bastão possui a mesma medida que vai de nosso cotovelo à ponta do dedo médio da mão com a qual escrevemos, chamada de mão de poder. As madeiras mais comuns para fazer um bastão mágico são o salgueiro, carvalho e bétula. Se você não conseguir encontrar nenhuma destas árvores na região onde mora, poderá fazer seu bastão com um galho de qualquer outra que possua
significado especial para você. O bastão está ligado ao elemento Fogo e no altar fica posicionado no ponto
cardeal Sul.


CÁLICE
O cálice é usado para conter o vinho, água e outras bebidas sagradas a serem ingeridas no decorrer de um ritual. A maioria dos cálices Wiccanianos são feitos de prata, mas você pode ter um de qualquer outro material como pedra sabão, cristal ou vidro comum. O cálice representa a Deusa e a fertilidade da vida e é usado na cerimônia do Grande Rito, cerimônia que representa a união da Deusa e do Deus, quando a lâmina do athame é mergulhada no líquido contido em seu interior. O cálice está ligado ao elemento Água e no altar fica no ponto cardeal Oeste.



CALDEIRÃO
Talvez seja o instrumento mágico dos Bruxos mais conhecido. Ao contrário do que se pensa ele não é utilizado para cozinhar criancinhas ou realizar maldições, mas sim para fazer poções e feitiços benéficos com o intuito de curar, inspirar paz e felicidade.
O caldeirão representa o poder da transformação e é geralmente feito de ferro, possuindo um tripé que representa as 3 faces da Deusa. O caldeirão fica no centro do altar, representando a quintessência, o elemento espírito e a união dos 4 elementos.



VASSOURA
A vassoura também tem sido há muito associada com a Bruxaria. Ela é usada muitas vezes para preparar o espaço sagrado, servir de portal e também representa a união da Deusa (cerdas) e do Deus (cabo). Exatamente por este motivo, era usado entre os povos campesinos em ritos de magia simpática onde
as Bruxas pulavam sobre suas vassouras no arado, acreditando que quanto mais alto pulassem mais alto cresceriam as sementes e abundante as colheitas seriam. A vassoura é usada para varrer energeticamente um espaço que será usado para a realização de um ritual. A varredura não precisa ser realizada fisicamente e
muitas vezes varramos simplesmente o ar enquanto visualizamos o local sendo limpo das influências negativas. As árvores tradicionais para a confecção de sua vassoura são a bétula, o salgueiro e o freixo.
 

 
SINO
É usado para marcar o início e o fim de uma cerimônia. Também pode ser usado para a limpeza de um local ou de nosso campo áurico. Ele pode ser usado para invocar energias positivas, Deuses e espíritos dos elementos.



INCENSÁRIOS
É usado para queimar ervas como incenso. Acredita-se que a fumaça liberada pelas ervas elevam nossos pedidos aos Deuses. A fumaça também é usada como um recurso visual para focar nossas intenções e desejos.


BOLLINE
É uma faca de cabo branco usada para cortar ervas, gravar símbolos nas velas, confeccionar talismãs etc. Os primeiros Bollines eram feitos na forma de uma pequena foice, semelhante a dos antigos Druidas. Hoje facas de qualquer tamanho e formato, usadas apenas para finalidades mágicas, podem ser consideradas um Bolline.


 
A COLHER DE PAU
A colher é o símbolo da união e da vida, pois é com ela que nos alimentamos e misturamos os temperos à comida que é preparada, fazendo assim a grande alquimia do dia a dia. Muitos Bruxos utilizam a colher como um bastão de poder, com o qual são exorcizadas as energias negativas, abençoados os alimentos e
com o qual podem traçar o Círculo Mágico em volta do fogão, enquanto preparam suas poções mágicas e até mesmo a alimentação diária.



LIVRO DAS SOMBRAS
Não é considerado um instrumento mágico propriamente dito, mas sim um artefato muito importante. O livro das Sombras é o nosso diário mágico, onde registramos nossos encantamentos, feitiços, rituais e experiências feitas. Nele transcrevemos todos os sortilégios que achamos interessantes, mitos de Deusas e Deuses,
nossos pensamentos, invocações e tudo o mais que for relevante.



O ÓLEO MÁGICO
O óleo mágico não é um instrumento mágico em si, mas é usado nos rituais para potencializar os objetos que serão usados. Ele tem como base o azeite de oliva, símbolo da sabedoria. É ele quem purifica de maneira simples tudo que se usará nos ritos mágicos. 



CHAVE MÁGICA

Para fazer uma chave mágica recorra aos materiais que a Natureza oferece, como gravetos, folhas etc. Faça a chave mais bonita que puder. Com ela você será capaz de abrir todas as portas. Pendure-a na entrada do seu quarto; sempre que tiver um desejo profundo, pegue a chave sem sua mão e com sua imaginação abra a porta que esconde seus desejos.

ESPADA CERIMONIAL

A espada cerimonial representa o elemento fogo e é o símbolo da força do bruxo. Em certas tradições wiccanas, a espada cerimonial é usada no lugar do punhal de cabo preto pela Alta Sacerdotisa do coven, para traçar ou apagar um círculo. A espada, como o punhal, pode também ser usada para controlar e banir espíritos elementais e para guardar e direcionar a energia durante os rituais.


E TUDO ISSO É COLOCADO NO:

ALTAR

Sempre que possível, uma bruxa deve ter seu Altar, que deverá ser seu ponto de ligação com os Deuses. Não precisa ser nada complicado ou luxuoso. Tradicionalmente, ele deve ficar ao Norte. Uma vela preta é colocada a Oeste simbolizando a Deusa, e uma vela branca a Leste para o Deus. No Altar deve estar o Cálice e o Athame, o Pentagrama, a Varinha e outros objetos utilizados nos rituais. Também é comum se colocarem símbolos para os Quatro Elementos, como uma pena para o Ar, uma planta para a Terra, uma vela vermelha ou enxofre para o Fogo, e, logicamente, água para esse mesmo elemento. Muitas pessoas colocam um símbolo para a Deusa e o Deus, como uma concha e um chifre, ou mesmo estátuas e gravuras dos Deuses. Deve ser criativo, pois o Altar é o um espaço pessoal, onde deve ser colocado amor. Se, por algum motivo, não for possível montar um Altar, pode ser um espaço na sua imaginação, pois o verdadeiro Templo está dentro de você, ou vá para a Natureza e faça dela o mais lindo de todos os santuários.



FONTES: 
Wicca para Todos, Claudiney Prieto
www.circulosagrado.com

3 comentários:

muito bom os simbolos...


http://terza-rima.blogspot.com/

Boa noite, Hudson. Adicionei um link para esta postagem lá no blog do semente. Como trato de um assunto parecido, as postagens se complementam, acredito.

Felicidades!


S. Thot!

Ah, esqueci de por o link, rs!

http://blogsementesagrada.blogspot.com/2010/08/consagrando-objetos-magicos.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Advertência

O uso das técnicas, rituais e conhecimentos adquiridos no Além do Físico é de responsabilidade única e exclusivamente sua, caro leitor. Não me responsabilizo, em nenhum nível, pela má utilização de tais ferramentas mágicas e espirituais.

Quem sou eu

Minha foto
Faço Psicologia na USP, tenho 22 anos, sou bruxo, magista e médium, sempre em busca das verdades espirituais. Encontro prazer imenso na leitura, que nos possibilita viajar através de dimensões, espaço e tempo num folhear de páginas.

Postagens populares

Seguidores

Visitas

Qual a sua relação com o Mundo Não-Físico?

Google Analytics Alternative