Além do Físico

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia"

Pesquisar





Creditado ao filósofo siciliano do século V a.C.. Empédocles, o conceito dos quatro (ou cinco) Elementos como a base de toda a vida e sendo parte do Universo, era um ensinamento essencial de Aristóteles (384-322 a.C.) e dos Mistérios Pitagóricos da antiga Grécia, e esse sistema se destacou nas magias de todos os sistemas ocidentais, vindo do Oriente Médio, passando pelo Egito, Grécia, Roma, Herméticos e Alquimia, e chegando ao Ocultismo, Bruxaria e Feitiçaria modernos. É o modelo conceitual mais usado no mundo; e é também a base do sistema mágico Enochiano, como o Tarô, a Astrologia, as estações e o Círculo Mágico. Colocando de maneira simples, os quatro elementos são Terra, Água, Fogo e Ar. Além disso, cada Elemento é imbuído, como tudo no Universo, com a Essência não física do Divino, que chamamos de Espírito (também Éter ou Quintessência).
A importância do conceitos dos Elementos na Magia está nas correspondências (analogias) de cada um com muitas coisas. Alquimistas e magos medievais atnbuiram associações elementais a várias pedras preciosas e minerais, corpos celestes, direções e estações, espécies de plantas e animais, formas geométricas, as partes externas e internas do corpo humano e traços da personalidade humana. Em cada um de nós, eles representam a existência física (Terra), compaixão e emoção (Água), intelecto e comunicação (Ar) e transformação e criatividade (Fogo).

Nos trabalhos de magia, os magos, bruxos e Feiticeiros convocam as forças sutis dos elementos e seus espíritos guardiões, os Elementais. Consagramos nossos instrumentos e objetos ritualísticos com os elementos, tocando ou passando-os por cada substância - como sal, terra ou cristais para a Terra; um cálice de Água; a fumaça de um incenso queimando no Ar; e a chama de uma vela para o Fogo. O Espírito é imaterial, mas na Bruxaria, associamos o Caldeirão como fonte de seu poder, pois representa o Útero da Deusa, e portando a Energia Primordial da Criação. Quando um Círculo Mágico é lançado, cada elemento ou seu símbolo é colocado no Quarto correspondente, e seu espírito guardião é invocado.




Veja agora algumas analogias importantes dos 4 elementos:



EXPRESSÕES MANIFESTAS

Fogo

· Chama (todas - desde a chama de uma vela, de uma lareira, até o incêndio feroz e incontrolável de f orestas)
· Eletricidade
· Fissão
· Fricção
· Combustão
· Luz
· Brilho
· Calor
· Transformação pela interação com outros elementos

Água

· Lagos, rios, oceanos, orvalho, chuva
· Secreções corporais líquidas
· Umidade (condensação, névoa, vapor)
· Aquosidade Líquido
· Amplidão inconformada
· Mutabilidade
· Magnetismo
· Transformação pela interação com outros elementos

Terra

· Todas as coisas sólidas
· Tudo que é táctil
· Realidade tangível
· Sujeito à função transformativa de decomposição
· Terra; tanto no sentido elétrico quanto em sua relatividade com o que mantém a vida (como a entendemos) · · Estrutura e forma
· Dimensão
· Tempo
· Existência (como fenômeno percebido pelos sentidos)
· Transformação pela interação com outros elementos

Ar

· Todas as coisas atmosféricas - Gases
· Espaço
· Aquilo que é celestial
· Teoria
· Aquilo que é etérico
· Freqüência
· Noumenon (aquilo que é objeto apenas de intuicão intelectual)
· Som e o meio através do qual ele se propaga
· Aquilo que é invisível

No próximo post, confira as Expressões pessoais dos Elementos e exercícios para se conectar a eles.

FONTE: Grimório para o Aprendiz de Feiiceiro - Oberon Zell Ravenheart
Bruxaria, Teoria e Prática - Ly de Angeles

1 comentários:

visitando

http://terza-rima.blogspot.com/.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Advertência

O uso das técnicas, rituais e conhecimentos adquiridos no Além do Físico é de responsabilidade única e exclusivamente sua, caro leitor. Não me responsabilizo, em nenhum nível, pela má utilização de tais ferramentas mágicas e espirituais.

Quem sou eu

Minha foto
Faço Psicologia na USP, tenho 22 anos, sou bruxo, magista e médium, sempre em busca das verdades espirituais. Encontro prazer imenso na leitura, que nos possibilita viajar através de dimensões, espaço e tempo num folhear de páginas.

Postagens populares

Seguidores

Visitas

Qual a sua relação com o Mundo Não-Físico?

Google Analytics Alternative