Além do Físico

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe vossa vã filosofia"

Pesquisar





A Roda do Ano, também conhecida como Círculo Sagrado ou Ciclo dos Sabbaths, é um ciclo anual de celebrações sazonais originada principalmente da cultura celta, embora atualmente incorpore elementos de culturas de outras partes da Europa e também sofreu modificações nos Estados Unidos.
Ela é composta de oito festivais: quatro deles são os Grandes Festivais do Fogo - Samhaim, Beltane, Lughnasad e Imbolc. E os outros quatro são: Litha (solstício de verão); Ostara (equinócio de primavera); Yule (solstício de inverno) e Mabon (equinócio de outono).


Conforme um ano corre, os rituais e mitos associados a cada Sabbath relembram o grande ciclo da vida, do Nascimento até a Morte e o Renascimento. Algumas versões da maioria desses festivais são celebradas por quase todos os povos das zonas temperadas e alguns foram até mesmo assimilados ao calendário cristão como dias santos e missas.
Um problema que os bruxos do Hemisfério Sul encontram é em que data celebrar cada festival. Acontece que a Roda do Ano foi "criada" por pessoas do Hemisfério Norte, baseado nos ciclos naturais e estações. Abaixo da Linha do Equador as estações se invertem, aqui atualmente estamos no outono, enquanto lá eles estão na primavera. Alguns bruxos tradicionais optam por seguir a Roda original, celebrando Yule por exemplo, em 21 de dezembro, mesmo que aqui estejamos num verão avassalador. No entanto, o dilema maior é com os "Festivais do Fogo", por exemplo, a Páscoa em Abril é a versão cristianizada de Ostara, esta que só seria celebrada em setembro, se seguir a Roda do Hemisfério Sul. O Halloween, que é a versão cristianizada de Samhaim, é originalmente celebrado em 31 de outubro, mas para nós seria em 1° de maio.
A escolha é pessoal. Pode fazer muito mais sentido comemorar o solstício de verão quando estamos no verão! Mas a egrégora (energia acumulada) do Hemisfério Norte é mais consolidada... Seja o que for, o importante é se aliar com os ciclos sazonais e festejar! Abaixo, uma relação com as datas:

ATENÇÃO: Samhaim/Beltane acontece no próximo sábado! Logo postarei em especial sobre essa data e como podem celebrá-la.


SabbatHemisfério SulHemisfério Norte
Samhain1 de Maio31 de Outubro
Yule21 de Junho (aprox.)*21 de Dezembro (aprox.)*
Candlemas1 de Agosto2 de Fevereiro
Ostara20 de Setembro (aprox.)*20 de Março (aprox.)*
Beltane31 de Outubro1 de Maio
Litha21 de Dezembro (aprox.)*21 de Julho (aprox.)*
Lammas2 de Fevereiro1 de Agosto
Mabon20 de Março (aprox.)*20 de Setembro (aprox.)*

1 comentários:

Eu fiz um trabalho sobre isso!!! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Advertência

O uso das técnicas, rituais e conhecimentos adquiridos no Além do Físico é de responsabilidade única e exclusivamente sua, caro leitor. Não me responsabilizo, em nenhum nível, pela má utilização de tais ferramentas mágicas e espirituais.

Quem sou eu

Minha foto
Faço Psicologia na USP, tenho 22 anos, sou bruxo, magista e médium, sempre em busca das verdades espirituais. Encontro prazer imenso na leitura, que nos possibilita viajar através de dimensões, espaço e tempo num folhear de páginas.

Postagens populares

Seguidores

Visitas

Qual a sua relação com o Mundo Não-Físico?

Google Analytics Alternative